10 maneiras de conquistar a confiança das clientes

Credibilidade sempre foi um atributo essencial e sabemos que não é algo que se consegue do dia para noite. Quando uma cliente tem certa opinião a respeito de uma profissional (seja negativa ou positiva), este irá transmitir tal opinião para outras pessoas próximas fazendo com que o nome da profissional ou empresa se expanda de acordo com opinião de seus clientes.

Sendo assim, é válido analisar que o crescimento de uma profissional está ligado também aos clientes que esta já possui e a maneira como estes são ou foram tratados. Para que uma profissional crie confiança aos seus clientes e futuros clientes, alguns pilares são basicamente obrigatórios a serem incluídos como por exemplo: a transparência, a honestidade, o foco no cliente entre outros.

Porém, vale ressaltar algumas dicas que, por mais simples que sejam, podem fazer toda diferença para a credibilidade. Confira algumas delas:

PASSO 01: ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS: você precisa da sua cliente, ela não precisa de você.

Primeiro você deve entender uma coisa primordial: você precisa da sua cliente e ela não precisa de você. Difícil escutar isso, mas é a mais pura realidade, profissionais de estética o mundo está lotado, você precisa ser “A PROFISSIONAL” para sobressair-se.

Se você for uma depiladora, o seu ofício não é somente tirar os pelos da cliente, você precisa oferecer algo a mais e fazer com que ela saia do seu Estúdio leve e satisfeita, com vontade de voltar SEMPRE.

Aprender o ofício de depiladora não é uma tarefa fácil como algumas pensam, é preciso estudar no lugar certo, com as professoras corretas. Arrancar pêlo qualquer uma arranca. Agora, fazer uma depilação nota 1000 não é para qualquer uma, é preciso conhecimento.

PASSO 02: SEJA CONFIÁVEL, FALE POUCO E ESCUTE MUITO

Você precisa gostar de cuidar das pessoas. Precisa saber ouvir com discernimento e discrição. O que a cliente lhe conta, jamais deve ser passado para frente, em hipótese alguma. Muitas vezes você terá que ser psicóloga, mãe, terapeuta, não preocupar-se somente em cuidar da beleza, mas cuidar da alma da cliente, ser uma amiga discreta e confiável. Muitas mulheres procuram na profissional de estética uma pessoa para desabafar e contar sobre as suas amarguras. Mas cuidado, a cliente precisa,  vai entender isso no próximo passo.

PASSO 03:  SUA CLIENTE É A SUA CONFIDENTE E NÃO AO CONTRÁRIO

A cliente não vai até o seu estúdio para escutar problemas e reclamações. Por mais intimidade que vocês tenham, esse horário é dela e não seu. Não confunda intimidade com falta de senso. É horrível chegar para fazer uma depilação por exemplo, e a depiladora descarregar em cima de você todos os seus problemas e insatisfações. Eu por exemplo, adorava fazer as unhas com uma determinada manicure, ela era ótima, fazia uma unha impecável em menos de meia hora. Porém esses 30 minutos começaram a me deixar tensa e irritada. Bastava eu me sentar na cadeira, que a criatura começava a reclamar do marido, da sogra, dos filhos. Eu saia de lá com a unha perfeita, mas me sentindo pesada, cansada. Conclusão: troquei de manicure. A profissional que faço a unha atualmente não é tão rápida quanto a outra, mas é engraçada, leve, de bem com a vida. Isso faz toda diferença.

PASSO 04: DEIXE O AMBIENTE AGRADÁVEL

Se você for uma massagista corporal, o atendimento precisa ser minuciosamente calculado, desde a escolha da música até a escolha da massagem daquele dia. A cliente quer ser cuidada, bajulada. Primeiro pergunte que som ela gostaria de escutar, imagina colocar um pagode para tocar e a cliente odeia. Ou ela acabou de levar um fora do namorado e você coloca músicas românticas. Vai sair de lá deprimida, com a sensação que o seu serviço foi péssimo, mesmo não que você tenha feito uma massagem impecável.

PASSO 05: SURPREENDA A SUA CLIENTE

Quem não gosta de ser surpreendida? Como é gostoso quando nosso marido faz algo que não esperamos, ficamos nas nuvens não é mesmo? Ou quando um filho arruma a cozinha sem ter pedido porque ficou preocupado que você chegaria cansada do trabalho.

Vamos exemplificar: você é design de sobrancelha e também faz massagem, mas a sua cliente agendou para fazer apenas a sobrancelha naquele dia. Primeiro pergunte se ela está com tempo que você gostaria de lhe dar um presente. Se ela responder que sim, diga que após tirar a sua sobrancelha ela ganhará uma massagem especial, que a deixará ainda mais bonita. Ou ofereça uma esfoliação nas pernas. Eu garanto, essa cliente ficará apaixonada por você.

PASSO 06: PROGRAMA DE FIDELIDADE

Poucas profissionais investem no serviço de fidelização de clientes, principalmente no mercado da beleza. Por isso essa é uma ótima maneira de conquistar a cliente. A ideia do programa de fidelidade é fazer com que as seus clientes ganhem pontos sempre que usar os seus serviços. E esses pontos podem ser trocados depois por brindes e descontos. É a formula perfeita para fazer sua cliente se tornar realmente fiel e voltar ao seu espaço de beleza.

PASSO 07: NÚMEROS

É importante divulgar evidências que comprovam a qualidade dos seus serviços. Número de clientes atendidas, cursos e treinamentos realizados, fotografias e tempo de mercado, podem te ajudar a criar uma relação de confiança com o cliente.

PASSO 08: DEPOIMENTOS

Depoimentos reais – Disponibilizar através de vídeos e textos depoimentos reais de clientes é bastante recomendável. As pessoas tendem a dar créditos a depoimentos espontâneos, mais do que à comunicação da própria empresa. Relatos positivos e bons relacionamentos em redes sociais, contribuem e muito para a situação desejada de credibilidade.

PASSO 09: USO DE MATERIAIS

É muito importante que o profissional esteja com a paramentação mínima necessária: jaleco, touca ou cabelo preso, máscara e luvas. Isso transmite um cuidado com a higienização e saúde do cliente. Demonstra que você se preocupa com essas questões.

PASSO 10: MARKETING DIGITAL

Divulgue sua marca nas redes sociais, crie um blog e comece a produzir conteúdo que possa gerar para os seus clientes. Investir nessas novas formas de marketing são essenciais para gerar confiança.

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