O que são as águas florais e para que servem?

A água floral é uma alternativa segura para quem deseja cuidar da pele e ter resultados eficazes de forma natural. Elas são extraídas após um processo de destilação a vapor durante a produção dos óleos essenciais. As águas florais, conhecidas também como hidrolato ou hidrossol,  possuem diversos benefícios terapêuticos e algumas delas podem até complementar os óleos, bem como aumentar o campo de ação deles.

A água floral contém os nutrientes extraídos diretamente dos vegetais, além de propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Podem ser usadas para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e também servem como aromatizadores de ambiente. Para quem faz curso de argiloterapia, também é possível obter um melhor resultado terapêutico com o produto, que é liberado para crianças e idosos. São indicadas para peles sensíveis, com queimaduras, feridas, assaduras ou dores.

COMO USAR

No rosto, a água floral pode ser usada misturadas nas máscaras faciais, substituindo a água. Também funciona como tônico na máscara de argila e serve para higienizar e revitalizar a pele, ajuda na oleosidade, no ressecamento e na sensibilidade excessiva. Serve ainda para acalmar irritações cutâneas e pode ser incluída facilmente  na rotina diária de cuidados.

A água floral de alecrim, por exemplo, é ideal para  peles mistas e oleosas, assim como a de tea tree, lavanda, verbena brasileira e gerânio.

Para quem tem pele mais ressecada e precisa de mais revitalização, inclusive as peles maduras, o hidrolato de rosas, de manjericão anis, de gerânio e de lavanda são os mais indicados.

Peles sensíveis respondem muito bem a água floral de rosas, de lavanda e de gerânio, assim como a de patchouli, que tem apresentado resultados excelentes em pacientes quimioterápicos, que estão com a pele muito sensível e fragilizada, e não respondem bem aos hidratantes normais.

Já a água floral de hamamélis tem boa ação purificante e refrescante, sendo muito indicada para o detox facial. Pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.

No corpo, a citronela e tea tree, são ótimas para ajudar na cicatrização de pequenas feridas, arranhões e picadas de insetos. Devido ao seu forte aroma, quando usado como aromatizador de ambientes, o hidrolato de citronela tem o poder de afastar insetos e outras pragas em jardinagem de forma natural. Você pode fazer seu próprio aromatizador com o hidrolato ou apenas borrifar diretamente no ambiente.

Se precisar acalmar a pele e reduzir a irritação, use a de lavanda. Atua muito bem como calmante, revigorante e antiestresse, dando paz e equilíbrio. A lavanda induz o sono e relaxa o corpo e a mente, portanto não deve ser usada em situações que exigem atenção e concentração.

Muitas águas florais, inclusive, são ótimas para os fios. A de alecrim ajuda no combate a caspa e a queda causada pelo excesso de oleosidade, a de hortelã pimenta e o de verbena brasileira são ótimas para cabelos oleosos e o de patchouli é indicada para pontas secas.

ONDE COMPRAR

Clique aqui para descobrir onde vende esse produto que estou apaixonada!

Se estiver interessada em fazer um curso de Argiloterapia e Óleos Essenciais clique aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *