O que o visagismo facial tem a ver com o design de sobrancelha?

Todas as pessoas possuem aspectos físicos bem diferentes e muitas vezes a boca, o nariz e o restante não combinam entre si. O profissional de visagismo faz com que o rosto fique em harmonia, deixando-o proporcionalmente mais equilibrado. Mas não pense que é somente no rosto que esse profissional faz a mudança, é em todo conjunto incluindo: cabelo, pele e rosto.

Muitas vezes resolvemos cortar o cabelo igual de uma celebridade porque achamos o corte um arraso. O cabelo possui as mesmas características, a mesma cor e mesmo assim o resultado não é o esperado. E sabe porque isso acontece? Porque cada um tem um formato de rosto.

Mas nada nos impede de ter uma base sobre o conceito para nos beneficiar no dia a dia mesmo sem os caros serviços dos visagistas das estrelas. Não precisamos cortar nosso próprio cabelo e arrancar as sobrancelhas indiscriminadamente, mas podemos usar conceitos de visagismo para chegar no salão sabendo exatamente o que a gente quer.

A NOSSA IMAGEM

A nossa imagem é constituída pelo formato de rosto, do nariz, da sobrancelha, das bochechas, da cor dos olhos, do cabelo, da pele, o corte, a maquiagem. Tudo isso forma uma imagem que representa para o mundo o que somos externamente.

COMO TRABALHA O VISAGISTA?

O visagista precisa conhecer a linguagem facial profundamente. Esse conhecimento permite analisar as formas e os traços de um rosto e saber o que fica condizente para cada tipo e personalidade. Em poucos minutos esse profissional consegue analisar suas características e descobrir como aquela pessoa deve e quer se mostrar para o mundo.

Mas para criar a forma mais adequada, que melhor expressa esse conceito, é preciso dominar o uso da linguagem visual, conhecendo e estudando seus fundamentos: luz e sombra, cor, composição, proporção áurea, dinâmica das linhas e outros.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Agora que sabemos basicamente o que é visagismo, podemos começar a nos beneficiar deste conhecimento, ainda que não dominemos a arte, vamos falar sobre o visagismo em designer de sobrancelhas, que é a nossa área.

AS SOBRANCELHAS NO VISAGISMO E O FORMATO DO ROSTO

O design de sobrancelha é fundamental para a moldura do rosto: harmoniza o olhar e deixa o rosto esteticamente agradável. Através do design de sobrancelhas consegue-se traçar um modelo adequado para cada tipo de rosto, respeitando também a vontade do cliente. Elas podem apresentar diversos formatos, de

tamanho, espessura, ângulo, cor e pelagem. No entanto, há três formas básicas para as sobrancelhas: retas, curvas e arqueadas.

FORMATO REDONDO

Vejam esta imagem da atriz Kirsten Dust, ela tem rosto redondo, e sobrancelhas lindas e muito harmoniosas com sua estética. Rosto redondo não fica legal com sobrancelhas finas (que amplia o efeito de lua cheia). No entando é preciso subir um pouco o formato para dar uma alongada no sentido vertical deste tipo de rosto, observe como a sobrancelha dela vai afinando no final.

 

 

 

 

Outro exemplo de rosto redondo é da atriz é a Isis Valverde.

Ela mantém as sobrancelhas grossas e com uma leve angulação para equilibrar a estética do rosto redondo, alongando-o verticalmente.

FORMATO OVAL

Este formato de rosto é tão feminino e delicado que permite que as sobrancelhas se mantenham o mais naturais possível, sem necessidade de muita angulação. O formato tolera as formas mais retas que expressam força e determinação, pois ficam perfeitamente equilibradas com a feminilidade extrema deste tipo de rosto. Halle Barry usa sobrancelhas com angulação natural e suavisada nas extremidades, o que lhe confere muita sensualidade.

OVAL HÍBRIDO

Outra linda de rosto oval é a Catherine Zeta Jones. Suas sobrancelhas são ligeiramente elevadas, porque o rosto da Catherine na verdade é um pouco híbrido de oval com redondo.

QUADRADO

Um dos formatos de maior impacto, é um formato que confere muita beleza, especialmente aos homens, mas nas mulheres esta beleza pode ser um pouco forte demais por isto o arco da sobrancelha feminina em rosto quadrado deve ser bem acentuado para equilibrar a força desta estética e trazer feminilidade e um pouco de delicadeza:

A sobrancelha da Salma Haiek poderia ser uma pouco mais arqueada, mas ela provavelmente não quis fazer isto para não afinar muito. O gosto da pessoa deve ser levado em consideração, a estética deste rosto pede um arco mais elevado, mas ela não quis afinar muito e foi uma boa escolha porque a base do queixo dela é tão reta que sobrancelhas meio finas iam ampliar a horizontal.

HÍBRIDO QUADRADO

Agora vamos falar de um hibrido-quadrado que deixa as feições ainda mais fortes: Este tipo de quadrado as vezes é chamado de rosto Coração ou Diamante, porque apesar de ser quadrado não possui uma base reta, o queixo é bem pronunciado.

A Cléo Pires tem o híbrido quadrado (coração). As sobrancelhas para este tipo de rosto pedem um arco nas alturas. A Cléo tem um arco natural muito bonito e por serem grossos, além de equilibrar suas feições fortes, mantém um pouco de seriedade.

 

 

 

 

 

 

QUER SE TORNAR UMA DESIGN DE SOBRANCELHA DE SUCESSO? CLIQUE AQUI

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *