ONDE  O CAPIM-SANTO É ENCONTRADO?

O uso do capim-santo, tantos nas medicinas populares como na alimentação é antigo e bastante arraigado nos povos onde esse capim de estrada nasce como nativo. O capim gosta de viver livre, em lugares onde não se acumula água, a pleno sol. Mas você também pode plantar em casa, sem grandes dificuldades.

QUAIS AS PROPRIEDADES

O capim-santo tem propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

 

UTILIZANDO O ÓLEO DE CAPIM-SANTO

DURANTE O BANHO: o óleo capim-santo proporciona um relaxamento incrível. Ë um excelente instrumento para quem busca paz e tranquilidade. Utilize o capim-santo durante o banho concentrando-se ao máximo no aroma. Relaxe e respire profundamente durante o processo. Após o banho, você vai se sentir mais calma e relaxada, e isso não será por acaso, mas porque o  capim-santo tem efeito calmante e ansiolítico.

NA BANHEIRA: aplicar de 05 à 07 gotas de óleo essencial de capim-santo em  01 colher de sopa de sal do himalaia, misture tudo e jogue direto na água da banheira.

NO CHUVEIRO: aplicar de 02 à 03 gotas de óleo essencial de capim-santo em 10ml de óleo vegetal de semente de uva. Aplicar na esponja e friccionar o corpo suavemente.

AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES: também pode ser utilizado para aromatizar ambientes. Adicione 20 gotas de óleo de capim-santo em 500 ml de água e burrife nos ambientes que desejar. Além do cheiro ser delicioso, o óleo atrairá boas energias e te deixará mais tranquila.

NA MASSAGEM: misture 50 gotas de óleo essencial de capim-santo em 100ml de óleo vegetal de semente de uva.

PARA MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO: utilizar uma gota de óleo essencial de capim-santo no inalador com 10 ml de soro fisiológico. Fazer a inalação por 10 minutos, ou até finalizar o soro

PARA RESSACA (dor de cabeça): faça uma compressa fria utilizando 03 gotas de óleo essencial de capim-santo em 10 ml (uma colher) de sopa de vinagre de cidra em 500 ml de água fria. Embeber o tecido e aplicar no local.

PARA HEMATOMAS:  50 gotas de óleo essencial de capim-santo para 100 ml base cerosa (50% cera de abelha, 40% de óleo vegetal de copaiba, 10% de óleo vegetal de gergelim). Passe no local até que o hematoma desapareça.

PARA RETENÇÃO DE LÍQUIDO: faça uma compressa quente utilizando 05 gotas de óleo essencial de capim-santo em 10 ml ( 01 colher de sopa ) de vinagre de cidra em 500 ml de água morna. Embeber o tecido e aplicar no local.

PARA PROMOVER UMA HIPERSUDORESE: aplicar antes do banho com óleo vegetal de gergelim. Misture 02 colheres de sopa de óleo vegetal de gergelim com 8 gotas do óleo essencial de capim-santo. Aplique em todo corpo e aguarde 15 minutos.

PARA PELE COM ACNE: Faça um creme/loção utilizando 10 gotas de óleo essencial de capim- santo em 100g de base carreadora na forma de emulsão, preparada com óleo vegetal de jojoba e ceras vegetais ou animais (ex: cera de abelha, carnaúba, etc) e água. Aplicar diariamente, pela manhã e à noite, com a pele limpa.

FÓRMULA DO CREME:

10 gramas de cera de abelha

08 gramas de manteiga de cacau

40 mls de óleo vegetal de jojoba

42 mls de água destilada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *