14 Indicações incríveis do óleo essencial de capim-santo

ONDE  O CAPIM-SANTO É ENCONTRADO?

O uso do capim-santo, tantos nas medicinas populares como na alimentação é antigo e bastante arraigado nos povos onde esse capim de estrada nasce como nativo. O capim gosta de viver livre, em lugares onde não se acumula água, a pleno sol. Mas você também pode plantar em casa, sem grandes dificuldades.

QUAIS AS PROPRIEDADES

O capim-santo tem propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

 

UTILIZANDO O ÓLEO DE CAPIM-SANTO

DURANTE O BANHO: o óleo capim-santo proporciona um relaxamento incrível. Ë um excelente instrumento para quem busca paz e tranquilidade. Utilize o capim-santo durante o banho concentrando-se ao máximo no aroma. Relaxe e respire profundamente durante o processo. Após o banho, você vai se sentir mais calma e relaxada, e isso não será por acaso, mas porque o  capim-santo tem efeito calmante e ansiolítico.

NA BANHEIRA: aplicar de 05 à 07 gotas de óleo essencial de capim-santo em  01 colher de sopa de sal do himalaia, misture tudo e jogue direto na água da banheira.

NO CHUVEIRO: aplicar de 02 à 03 gotas de óleo essencial de capim-santo em 10ml de óleo vegetal de semente de uva. Aplicar na esponja e friccionar o corpo suavemente.

AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES: também pode ser utilizado para aromatizar ambientes. Adicione 20 gotas de óleo de capim-santo em 500 ml de água e burrife nos ambientes que desejar. Além do cheiro ser delicioso, o óleo atrairá boas energias e te deixará mais tranquila.

NA MASSAGEM: misture 50 gotas de óleo essencial de capim-santo em 100ml de óleo vegetal de semente de uva.

PARA MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO: utilizar uma gota de óleo essencial de capim-santo no inalador com 10 ml de soro fisiológico. Fazer a inalação por 10 minutos, ou até finalizar o soro

PARA RESSACA (dor de cabeça): faça uma compressa fria utilizando 03 gotas de óleo essencial de capim-santo em 10 ml (uma colher) de sopa de vinagre de cidra em 500 ml de água fria. Embeber o tecido e aplicar no local.

PARA HEMATOMAS:  50 gotas de óleo essencial de capim-santo para 100 ml base cerosa (50% cera de abelha, 40% de óleo vegetal de copaiba, 10% de óleo vegetal de gergelim). Passe no local até que o hematoma desapareça.

PARA RETENÇÃO DE LÍQUIDO: faça uma compressa quente utilizando 05 gotas de óleo essencial de capim-santo em 10 ml ( 01 colher de sopa ) de vinagre de cidra em 500 ml de água morna. Embeber o tecido e aplicar no local.

PARA PROMOVER UMA HIPERSUDORESE: aplicar antes do banho com óleo vegetal de gergelim. Misture 02 colheres de sopa de óleo vegetal de gergelim com 8 gotas do óleo essencial de capim-santo. Aplique em todo corpo e aguarde 15 minutos.

PARA PELE COM ACNE: Faça um creme/loção utilizando 10 gotas de óleo essencial de capim- santo em 100g de base carreadora na forma de emulsão, preparada com óleo vegetal de jojoba e ceras vegetais ou animais (ex: cera de abelha, carnaúba, etc) e água. Aplicar diariamente, pela manhã e à noite, com a pele limpa.

FÓRMULA DO CREME:

10 gramas de cera de abelha

08 gramas de manteiga de cacau

40 mls de óleo vegetal de jojoba

42 mls de água destilada

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *