O Brasil é o quarto colocado no mercado global da beleza, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão – números do IBGE mostram que o setor responde por 1,8% do PIB nacional. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que o momento é de inovação, ótimo para buscar novas maneiras e tecnologias e serviços para o consumidor.

Você já pensou que o setor de beleza e bem-estar podem ser um bom caminho profissional? As graduações em estética têm ganhado espaço nas universidades e apontam para uma exigência do mercado: a necessidade de os profissionais dominarem técnicas específicas.

Especialização

Existem vários caminhos para se tornar uma profissional de estética. Talvez o mais rápido e que dê retorno rapidamente seja os cursos profissionalizantes. Você vai aprender desde as técnicas tradicionais até práticas mais modernas, possibilitando assim sua atuação em um vasto e promissor mercado de trabalho. Os cursos livres permitem que o profissional mantenha-se atualizado e adquira novas técnicas para que desta forma possa ampliar os serviços prestados alavancando seu faturamento.

Hoje em dia, para facilitar a vida das pessoas, existem muitos cursos online que permitem que o conhecimento esteja ao seu alcance, dentro da sua própria casa. Você pode aprender sobre depilação, estética corporal, design de sobrancelhas, limpeza de pele e microblanding, através de vídeo-aulas com todo o suporte que você precisa para se tornar uma profissional capacitada. Nas aulas, você pode aprender desde o início, tudo o que você precisa saber sobre o procedimento estético.

Mercado de trabalho

Nos salões de beleza a forma mais comum de trabalho é a maquiagem, que hoje conta com inovações como a micropigmentação 3D para sobrancelhas e o alongamento de cílios. A depilação é outra possibilidade de trabalho.

Já nos consultórios, o profissional de estética pode auxiliar o médico responsável durante procedimentos como botox e lifting. Além disso, pode cuidar do pré e do pós-operatório dos pacientes. Em spas, o profissional de estética pode ter várias funções. Alguns deles oferecem procedimentos como limpezas de pele e hidratação, mas o trabalho mais procurado é o das massagens relaxantes ou funcionais. As massagens são muito procuradas também nas academias. A diferença é que, nesses lugares, os procedimentos funcionais são mais populares. Sendo assim, a drenagem linfática que ajuda o paciente a atingir seus objetivos na academia se torna um dos procedimentos mais corriqueiros.

Mas a grande chance de contratação na área de estética é ser autônomo. Vale também abrir  seu próprio negócio.

Salário

Embora seja uma carreira em ascensão, o salário do esteticista no Brasil ainda é baixo se considerarmos o potencial e o volume desse mercado. As melhores oportunidades de remuneração estão no trabalho autônomo, atividade na qual os ganhos podem facilmente chegar a R$ 3.500 e, por vezes, superar os R$ 10 mil. Para chegar a esse patamar, o caminho mais seguro é apostar em muito estudo, dedicação e, principalmente, espírito de liderança  para seguir adiante com o negócio.

QUERO ME TORNAR UMA PROFISSIONAL DE ESTÉTICA AGORA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *