Todas as pessoas possuem aspectos físicos bem diferentes e muitas vezes a boca, o nariz e o restante não combinam entre si. O profissional de visagismo faz com que o rosto fique em harmonia, deixando-o proporcionalmente mais equilibrado. Mas não pense que é somente no rosto que esse profissional faz a mudança, é em todo conjunto incluindo: cabelo, pele e rosto.

Muitas vezes resolvemos cortar o cabelo igual de uma celebridade porque achamos o corte um arraso. O cabelo possui as mesmas características, a mesma cor e mesmo assim o resultado não é o esperado. E sabe porque isso acontece? Porque cada um tem um formato de rosto.

Mas nada nos impede de ter uma base sobre o conceito para nos beneficiar no dia a dia mesmo sem os caros serviços dos visagistas das estrelas. Não precisamos cortar nosso próprio cabelo e arrancar as sobrancelhas indiscriminadamente, mas podemos usar conceitos de visagismo para chegar no salão sabendo exatamente o que a gente quer.

A NOSSA IMAGEM

A nossa imagem é constituída pelo formato de rosto, do nariz, da sobrancelha, das bochechas, da cor dos olhos, do cabelo, da pele, o corte, a maquiagem. Tudo isso forma uma imagem que representa para o mundo o que somos externamente.

COMO TRABALHA O VISAGISTA?

O visagista precisa conhecer a linguagem facial profundamente. Esse conhecimento permite analisar as formas e os traços de um rosto e saber o que fica condizente para cada tipo e personalidade. Em poucos minutos esse profissional consegue analisar suas características e descobrir como aquela pessoa deve e quer se mostrar para o mundo.

Mas para criar a forma mais adequada, que melhor expressa esse conceito, é preciso dominar o uso da linguagem visual, conhecendo e estudando seus fundamentos: luz e sombra, cor, composição, proporção áurea, dinâmica das linhas e outros.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Agora que sabemos basicamente o que é visagismo, podemos começar a nos beneficiar deste conhecimento, ainda que não dominemos a arte, vamos falar sobre o visagismo em designer de sobrancelhas, que é a nossa área.

AS SOBRANCELHAS NO VISAGISMO E O FORMATO DO ROSTO

O design de sobrancelha é fundamental para a moldura do rosto: harmoniza o olhar e deixa o rosto esteticamente agradável. Através do design de sobrancelhas consegue-se traçar um modelo adequado para cada tipo de rosto, respeitando também a vontade do cliente. Elas podem apresentar diversos formatos, de

tamanho, espessura, ângulo, cor e pelagem. No entanto, há três formas básicas para as sobrancelhas: retas, curvas e arqueadas.

FORMATO REDONDO

Vejam esta imagem da atriz Kirsten Dust, ela tem rosto redondo, e sobrancelhas lindas e muito harmoniosas com sua estética. Rosto redondo não fica legal com sobrancelhas finas (que amplia o efeito de lua cheia). No entando é preciso subir um pouco o formato para dar uma alongada no sentido vertical deste tipo de rosto, observe como a sobrancelha dela vai afinando no final.

 

 

 

 

Outro exemplo de rosto redondo é da atriz é a Isis Valverde.

Ela mantém as sobrancelhas grossas e com uma leve angulação para equilibrar a estética do rosto redondo, alongando-o verticalmente.

FORMATO OVAL

Este formato de rosto é tão feminino e delicado que permite que as sobrancelhas se mantenham o mais naturais possível, sem necessidade de muita angulação. O formato tolera as formas mais retas que expressam força e determinação, pois ficam perfeitamente equilibradas com a feminilidade extrema deste tipo de rosto. Halle Barry usa sobrancelhas com angulação natural e suavisada nas extremidades, o que lhe confere muita sensualidade.

OVAL HÍBRIDO

Outra linda de rosto oval é a Catherine Zeta Jones. Suas sobrancelhas são ligeiramente elevadas, porque o rosto da Catherine na verdade é um pouco híbrido de oval com redondo.

QUADRADO

Um dos formatos de maior impacto, é um formato que confere muita beleza, especialmente aos homens, mas nas mulheres esta beleza pode ser um pouco forte demais por isto o arco da sobrancelha feminina em rosto quadrado deve ser bem acentuado para equilibrar a força desta estética e trazer feminilidade e um pouco de delicadeza:

A sobrancelha da Salma Haiek poderia ser uma pouco mais arqueada, mas ela provavelmente não quis fazer isto para não afinar muito. O gosto da pessoa deve ser levado em consideração, a estética deste rosto pede um arco mais elevado, mas ela não quis afinar muito e foi uma boa escolha porque a base do queixo dela é tão reta que sobrancelhas meio finas iam ampliar a horizontal.

HÍBRIDO QUADRADO

Agora vamos falar de um hibrido-quadrado que deixa as feições ainda mais fortes: Este tipo de quadrado as vezes é chamado de rosto Coração ou Diamante, porque apesar de ser quadrado não possui uma base reta, o queixo é bem pronunciado.

A Cléo Pires tem o híbrido quadrado (coração). As sobrancelhas para este tipo de rosto pedem um arco nas alturas. A Cléo tem um arco natural muito bonito e por serem grossos, além de equilibrar suas feições fortes, mantém um pouco de seriedade.

 

 

 

 

 

 

QUER SE TORNAR UMA DESIGN DE SOBRANCELHA DE SUCESSO? CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *